Blog

20. jul 2020

Manutenção do Elevador

Manutenção do elevador

 O processo do manutenção de elevador consiste em um conjunto de ações que se iniciam com um simples monitoramento até chegar ao reparo ou à troca de peças.

A fim de garantir um funcionamento pleno do equipamento, uma vez que sua função é a de transportar pessoas, a manutenção de um elevador deve ser sempre prioridade.

Além disso, a manutenção de elevadores deve estar de acordo com as normas e legislações, como:

.  Lei Nº 10.348 de 4 de setembro de 1987;

.  Norma da ABNT NBR/ N.16083/2012.

A propósito, é possível também fazer manutenção com o auxílio da internet. Soluções como plataformas digitais e apps de serviço auxiliam na manutenção de elevadores.

Como os elevadores são meio de transporte usados de maneira muito ampla, se não receberem a devida assistência, podem colocar em risco a vida de seus usuários. E, infelizmente, sem os cuidados necessários, os acidentes poderão ser frequentes.

E quando há vítimas, o problema é ainda maior, uma vez que elas são socorridas por pessoas que não têm habilidade necessária para prestar o socorro.

Nesse caso, o aconselhável é chamar o resgate ou o Corpo de Bombeiros.

 Como dever ser a manutenção

 Para facilitar o trabalho de síndicos e gestores, segue um passo a passo que auxilia na contratação de uma manutenção. De forma a deixar o equipamento sempre em perfeitas condições. Para tanto, é preciso:

. Escolher  uma boa parceria, pois a manutenção é uma prática que se faz em longo prazo;

. Buscar sempre por um parceiro que ofereça qualidade e que tenha um bom histórico no mercado;

. Ser transparente, apontando todos os problemas ou falhas do equipamento;

. Elaborar uma proposta comercial, evidenciando pontos específicos do elevador do prédio.

No momento da visita, o técnico deve fazer levantamento de todos os itens de segurança, como: cabos de aço, regulador de velocidade e bloco de segurança. Além disso, também verificar os componentes de segurança, identificando peças que apresentam desgastes e, se for o caso, substitui-las.

Vale ressaltar que toda empresa que presta serviços de manutenção deve estar der acordo com leis, normas e padrões de funcionamento e segurança.

Por isso, sempre que houver a contratação de uma empresa de manutenção de elevadores, os gestores e síndicos devem estar atentos a esse requisito.

Notícias recentes

Open chat